MM - Violão



Olá.

Como um dos instrumentos mais populares do mundo (e um dos que eu mais amo), o violão chama atenção onde quer que seja tocado. Criado á aproximadamente 1.900 a.C, (embora sua atual forma tenha sido moldada na Espanha) seu nome deriva-se da viola portuguesa, um instrumento muito similar ao violão porém um pouco menor, daí, o nome violão.

Um dilema abrangente sobre o instrumento, é o encordamento, nylon ou aço. Eu particularmente, prefiro o som das cordas de aço, devido ao seu som mais estridente e com um certo brilho nas cordas mais agudas (e tambem, pelos meus generos musicas), porém, não posso deixar de mencionar a maciez e sutileza das cordas de nylon, que são mais suaves e não agridem tanto os dedos de quem o toca (uma dica para quem esta começando a tocar)

Seu madeiramento, por sua vez, influencia muito no som assim como, quem toca com os dedos ou palheta, e tambem, o violão pode ser encontrado em vários modelos como clássico, folk, jumbo, flat todos com 6 ou 7 cordas podendo ser acústico ou elétrico

(Tambem há o violão baixo, ou baixolão, que possui 4 cordas uma oitava abaixo das quantro cordas mais graves do violão comum).

Há um leque muito amplo de musicas e fins para esse instrumento, sendo indicado tanto para musica clássica até o rock 'n roll.

Os maiores e mais conhecidos violonistas são (
não necessariamente nesta ordem)

Dilermando Reis


Baden Powell



Yamandu Costa


Dominic Frasca



Tommy Emmanuel



Se por acaso esqueci algum que você conheça e acha que deveria se enquadrar nesta lista, deixe nos comentários a sua opinião.


Até a próxima nota

2 comentários:

  1. Oi, Lucas! Tão raro ler algo assim em blogs que até tenho vontade de voltar a tocar. Conheço todos esses violonistas e são muito bons. Violão, pra mim, é o instrumento que mais te dá liberdade pra compor. Quero ver um video seu!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Leca, é muito bom saber que alguem se identifica quando digo que música não é apenas um hobby ou uma opção de lazer, é como uma terapia onde nós expressamos os sentimentos de nossa alma. Muito obrigado, e volte a tocar sim, tambem quero ver um video seu. Bjos!

      Excluir